Então, ainda sobre a festinha surpresa que fiz para o meu marido e mostrei AQUI, fiquei de falar sobre o prato principal. Como podem ver pelas minhas receitas, somos fãs de frutos do mar e com certeza seria esse o foco.
Pensei, pensei, e pensei no que poderia surpreender, até que tive uma idéia. Apesar de comer esse prato em diversos lugares, nunca tinha me arriscado, principalmente por ser algo bem típico e por já ter comido algumas sensacionais. Mas era a hora, chegou a hora de criar coragem e fazer a minha primeira PAELLA. 
Pesquisei bastante, e o interessante é que diversas receitas diziam ser a “autêntica paella”, só que todas com ingredientes completamente diferentes umas das outras. Dessa forma, acabei juntando umas 5 receitas diferentes, no que cada uma parecia ter de melhor. Peguei umas dicas com a Sandrinha também, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que é especialista no assunto. E fui à luta!
Preciso confessar: eu mesma me surpreendi com o resultado. Eu e meu marido somos bastante exigentes com esse prato e o resultado é que ele repetiu 3 vezes. E a sorte é que não fiz as entradinhas, já pensando na quantidade que renderia. Apesar de termos comido BASTANTE sobrou bastante coisa, para mais uma refeição. Ou seja: nada de biscoitinhos em dia de paella! Em relação à receita, eu mesma fiz o caldo com as cabeças e cascas de camarão (fazer o caldo em casa faz toda a diferença) e usei açafrão em pistillos (nada de mistura pronta ou açafrão em pó) que trouxemos da nossa lua-de-mel (nada mais justo para a data né?). A cor não fica fluorescente como vemos em alguns pratos, mas garanto que faz toda diferença no sabor. Não usei peixe, apenas crustáceos pois é a nossa preferência (clarooo que vai bem e combina!) e nada de frango como algumas receitas dizem, coloquei apenas linguiça; e o arroz usado foi o parboilizado. Enjoy e depois me contem se não é mesmo uma delícia!

PS – Se não tiverem a paelleira a panela wok quebra o galho. Há também aquelas frigideiras maiores que podem substituir. Mas cá entre nós, não é um charme servir na paelleira? Comprei a minha há uns meses e custou aproximadamente R$ 45,00.

Ingredientes:
Para o caldo

400 ml de água
Cascas e cabeças de camarão
1 cebola roxa cortada em 4 partes
1 cenoura sem casca cortada em pedaços
3 dentes de alho inteiros sem casca
Tomilho fresco a gosto
1 talo de alho poró cortado em pedaços
1 talo de salsão cortado em pedaços
1 colher de chá de açafrão em pistílos
Sal e pimenta a gosto



Para a Paella (serve 3 a 4 pessoas)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 pimentão amarelo picado em cubinhos
1/2 pimentão vermelho picado
3 colheres de sopa de ervilhas frescas (não somos muito fãs, mas se você gosta vá em frente e coloque mais! Mesmo que não goste muito, é indispensável para dar um toque “verde” ao prato)
2 tomates sem casca e sem sementes picados em cubinhos
1 linguiça de preferência sem pele e picada (usei uma com ervas)
400g de camarões médios sem casca (guarde 4 com casca para decoração do prato)
3/4 de xícara de vôngole fora da concha
3/4 xícara de mexilhões fora da concha (guarde 4 na concha para decorar o prato)
100g de lula limpa cortada em rodelas
1 cálice de vinho branco
1 1/2 xícara de arroz parboilizado
sal e pimenta a gosto


Modo de Fazer
Para o caldo:


Colocar todos os ingredientes (exceto o açafrão) na penela e levar ao fogo por 40-50 minutos. Conforme a água for evaporando acrescentar mais cerca de 1 xícara de água. Passar a mistura numa peneira grande e levar  o caldo novamente ao fogo com o açafrão por cerca de 10 minutos. Reservar.

Para a paella:
Na paelleira, colocar o alho, cebola e azeite para clarear um pouco. Junte os pimentões, a linguiça picada, o tomate, o vinho e a ervilha. Deixe cozinhar por uns minutinhos e acrescente os mexilhões, vôngoles e lulas. Cozinhe por cerca de uns 8-10 minutos e acrescente os camarões. Acrescentar o arroz, espalhando pela panela e ir colocando o caldo aos poucos com uma concha (inicialmente colocar cerca de 2 xícaras e meia, conforme for secando ir acrescentando mais). Acrescentar sal e pimenta a gosto.
Em uma panela a parte, coloque azeite e 1 dente de alho picado e fritar os camarões que irão decorar o prato. Quando estiver quase pronto, decorar colocando os camarões e mexilhões com casca em cima do prato como na foto. Enjoy!