Pois é, como já disse, para mim é super difícil ter que escolher o melhor em um concurso. Nesse caso não apenas por ter um carinho por TODOS que participaram e serem leitores super especiais, mas também por eu ser ser bem versátil na cozinha e não conseguir ficar presa em uma só receita. Se o concurso fosse: “elabore o melhor molho carbonara” por exemplo acho que seria mais fácil pois falaríamos de idéias diferentes para o mesmo prato. Nesse caso, eu literalmente BABEI com algumas receitas super criativas, completamente diferentes umas das outras e que gostaria de executar em breve. Outras super tradicionais mas não menos deliciosas.
Gostaria de ressaltar que o resultado foi baseado no meu gosto pessoal, no que faço usualmente na minha cozinha e em ingredientes que amamos por aqui. A idéia seria uma receita que se identificasse com o blog, mas houve sim um desempate técnico decidido pelo meu marido. Receitas totalmente diferentes que para mim mereciam o prêmio igualmente. E para ser sincera os vencedores mudaram algumas vezes até que fosse finalmente decidido…. E nem mesmo o meu marido tinha 100% de certeza. Acabamos decidindo premiar duas receitas, mas como não tenho duas tabuinhas enviarei outro mimo que também foi comprado em NY (tão legal quanto).
E o vencedor da tabuinha foi…
Molho de pimentão vermelho “defumado”
(as quantidades variam conforme a quantidade de nhoque)
Pimentão vermelho
cebola
alho
tomilho fresco
azeite de oliva
vinho branco
sal e pimenta
Coloque o pimentão no fogo (pode ser na chama do fogão) e deixe queimar a casca, virando quando necessário. O pimentão deve ficar todo preto, queimado. Quando assim estiver, coloque em um saco plástico, feche, e deixe descansar por 5 min. Enquanto isso, em uma frigideira grande, refogue a cebola e o alho, com bastante azeite de oliva. Passado os 5 min, retire o pimentão do saco plástico e lave em água corrente até a casca preta sair por completo. Seque com papel absorvente, retire as sementes, corte em cubinhos pequenos e coloque junto com o refogado de alho e cebola. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo, acrescentando alguns “goles” de vinho quando o molho estiver quase seco. Deixe evaporar o vinho, acrescente o tomilho fresco. Quando os nhoques estiverem cozidos, salteie no molho. Sirva imediatamente.
Carla Maicá
Gravataí-RS
E o outro presentinho que resolvemos enviar, merecidamente, vai para:
Molho Mornay ( molho béchamel( leite +roux( manteiga com farinha proporcoes iguais) e queijo parmeggiano regiano + queijo gruyere a gosto)
Champignons de Paris frescos( ou se encontrar, porcini ou chantereles frescos, ainda melhor, seja criativo!)
Folhas de azedinha (na falta sugiro folhas de funcho ou dill, pra balancear o molho com a acidez caracteristica da folha)
Vinho branco
Sal
Pimenta do reino fresca
Pimenta dedo de moca (opcional)
Manteiga ou azeite
Preparo:
Refogue os Champignons na manteiga ou azeite qdo prontos coloque os gnocchi bem sequinhos na frigideira e deixa dourar um pouco(como no preparo do spatzl), acrescente um pouco de vinho branco, o alcool evaporado abaixe o fogo adicione as azedinhas , qdo murchar acrescente o molho mornay, e corrija o sal e pimenta a gosto, pros mais aventurosos coloque pimenta dedo de moca a gosto refoguando junto com os Champignons
Dan
RJ, RJ
Parabéns aos dois, certamente farei as receitas que parecem realmente deliciosas e super diferentes. Aguardo o endereço de vocês em até 48 horas! E para quem não ganhou, realmente queria dar prêmios para outras receitas que foram finalistas também, mas não tinha mais presentinhos para enviar. Haverá um SUPER sorteio por aqui em breve. Imperdível!