Como foram de Natal? Como aqui em casa eu e meu marido somos cariocas, sempre vamos ao Rio para celebrar com a família. E quanta celebração! São tantas festas tradicionais que não paramos um minuto. E algumas vem da época em que a minha bisavó ainda era viva (ela faleceu há uns anos atrás), e todo dia 23 reunia todos os 6 filhos (isso inclui meus avós), e todas as gerações seguintes. Vocês devem fazer idéia da quantidade de gente… Perto da meia noite todos se aproximam do presépio para rezar a Ave-Maria e logo em seguida meu tio avô cantar “Noite Feliz”.  E assim que são todos as noites do dia 23 de Dezembro na minha família. E como minha tia disse: apesar de todos os comerciais da televisão associarem o Natal ao papai-noel, esse não é o principal motivo da celebração. O nascimento do menino Jesus que nos faz remeter ao sentimento de família e união não pode nunca ser esquecido…

O dia 24 é sempre com minha família ou dos sogros (intercalamos os anos…) e é sempre uma delícia! Esse ano não poderia ter sido diferente e algo que desde que sou criança o que mais me faz lembrar o Natal são os pastéis nordestinos da minha avó. São feitos com lombinho, azeitonas pretas e cobertos com açucar. Parece que não combina né? Mas eu garanto que quem prova não deixa de repetir. É um sucesso total por onde quer que ele passe. E são tão bons que me pergunto por que minha avó não faz em outras épocas do ano, mas acho que isso que os deixa tão especiais e com a cara do Natal. Realmente sensacionais! Já pedi a receita para a vovó e em breve coloco aqui no blog.

Dia 25 é almoço da minha família por parte de pai, com meus avós, tios, primos, muitaaaaa gente reunida! Sempre uma delícia reencontrar todos e imaginar a minha pacotinha engatinhando pela sala no ano que vem! Não vejo a hora! Abaixo, minhas primas…

E claro, não posso esquecer dos amigos. Aproveitamos para tentar encontrar o maior número possível enquanto estivermos no Rio. É uma maratona deliciosa, que apesar de cansativa vale todo esforço! Espero que o Natal de vocês tenha sido tão gostoso quanto o meu… E que venha o ano novo!!! Alguém chuta para onde eu vou?