Início de ano, verão, todo mundo querendo entrar na linha. Não dá para negar: dezembro é a época mais “gorda” do ano e claro, a mais deliciosa. O problema é depois né? Por isso continuo firme e forte com o meu livro “Dieta Italiana” que comentei AQUI, não apenas para controlar as calorias mas também por suas receitas serem ao mesmo tempo deliciosas e saudáveis. Aí vem a pergunta: mas desde quando nhoque é um prato light e saudável?? E a resposta: NÃO É light, mas num cardápio com a alimentação controlada (há vários desses cardápios e sugestões diárias no livro), claro que pode entrar numa quantidade moderada!
E aí chega a segunda pergunta: “Nhoque comprado pronto??” Pois é… Trabalho durante a semana e não tenho muito tempo para gastar na cozinha em dias corridos. Além do que há diversas marcas que vendem um nhoque sensacional como esse que eu comprei da “De Secco”. Ou será que é também é crime comprar um penne ou spaghetti já pronto no mercado? rs Como a receita pede: 500g de nhoque comprado PRONTO, segui à risca! Já o pesto, não resisti e tive que fazer em casa.
Sobre o prato, retirado do livro “Dieta Italiana”:
“Como sugere o próprio nome dessa receita, ela é originária da cidade de Sorrento, terra dos famosos nhoques feitos com mozarela, pesto de manjericão e tomates passados pela peneira. (…)”
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelati (a receita pede passata de tomate, mas sou fã dos pedacinhos tive que fazer essa alteração)
2 colheres de sopa de azeitona preta sem caroço
100g de pesto (bater no processador 1 ramo de manjericão, 1 dente de alho e 3 colheres de sopa de azeite – ir dosando até dar ponto – não usei amêndoas nem outro tipo de castanha para controlar um pouco as calorias, mas claro que fica uma delícia também)
sal e pimenta do reino a gosto
500g de nhoque comprado pronto
125g de mozarela de búfula fresca cortada em rodelas
Modo de Fazer:
Numa frigideira, colocar o azeite com o alho e dourar por cerca de 30 segundos. Acrescentar o tomate, azeitonas, sal e pimenta do reino a gosto e em seguida incorpore também parte do pesto. Reserve.
Cozinhe os nhoques em água fervente até começarem a subir à superfície. Escorra e misture-os ao molho na frigideira.
Passe a massa para uma travesa e espalhe os pedacinhos de mozarela por cima e o restante do pesto para decorar. Leve para assar no forno por cerca de 10 minutos. Enjoy!