Eu AMO steak tartar! Pois é, esse prato de carne crua, super temperado e super tradicional na França. Chego a ser recriminada ao ir a bistros e dentre inúmeras opções deliciosas acabar sempre no tal prato! E dentre todos, sem dúvida alguma o que mais gosto é o do restaurante “Le Vin”, com um sabor excepcionalmente maravilhoso. Lá de fato eu nunca consegui pedir outro prato, o steak tartar reina!
E nas minhas andanças pela internet acabei encontrando diversas receitas com esse prato maravilhoso, diretamente desse restaurante. No início achei estranho as receitas de lá levarem maionese, já que eu sempre vi receitas que levavam gemas cruas para dar liga. Só que depois me dei conta que maionese nada mais é do que gemas batidas com azeite/óleo (já expliquei AQUI como se faz). Outro ponto super importante para esse prato é que a carne seja bem picadinha na ponta da faca, nada de comprar a carne já moída já que perde totalmente as fibras e dá outro gosto ao prato.
Aproveitei que o meu marido teve que viajar a trabalho – já que ele não chega nem perto desse prato – e fiz, super caprichado, acompanhado de batatas fritas (feitas na Actifry, com páprica e um pouquinho de azeite aromatizado de alecrim). Pois é, a tradição diz que esse prato deve ser servido com batata frita e/ou saladinha verde. E ficou de fato MARAVILHOSO! E claro que com isso agora poderei me dar ao luxo de provar outros pratos no Le Vin: Steak Tartar agora só em casa!
Ingredientes (para 1 pessoa):
2 medalhões de filet mignon descongelados (em média 180g de carne)
1 pepino em conserva bem picadinho
1 colher de sobremesa de alcaparras picadas
1 colher de sobremesa de mostarda dijon
2 colheres de sobremesa de maionese feita em casa
1 colher de café de molho inglês
1 colher de sobremesa de ciboullete picada
1/4 cebola roxa bem picadinha
1 colher de café de tabasco
1/2 dente de alho bem picado
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Picar a carne na ponta da faca, de forma a ficar quase que com o aspecto de carne moída.
Misturar todos os outros ingredientes picados, deixar na geladeira até a batata ficar pronta. Recomendo servir de imediato, usando um aro de metal para moldar o prato. Receita baseada nessa AQUI. Enjoy!