Há uns meses atrás, quando alguns estrangeiros do meu trabalho estiveram aqui no Brasil levamos ao Brasil a Gosto para que pudessem provar ingredientes e pratos tipicamente brasileiros… Foi um sucesso, tudo super bem feito e caprichado. O foco é em todas as regiões do Brasil e tantas culinárias em um único território.

Essa semana fui conhecer os novos pratos, criados pela chef Ana Luiza Trajano para homenagear algumas cidades sede da copa do mundo. E claro que para variar, estava de salivar! Desde fevereiro, a chef vem realizando expedições nas doze cidades sede do Mundial. Barraquinhas, pequenos restaurantes, os próprios locais que vendem comida dentro dos estádios e até casas de família, que em dia de jogos servem refeições, foram alvo da pesquisa (que acabou resultando no programa Fominha que vai estar no ar em breve na GNT).

Para começar, homenageando Fortaleza, coxinha de macaxeira recheada de charque, jerimum e catupiry, acompanhado de panelinha de tripa. Confesso que não sou fã de tripa, não é frescura, a textura que me incomoda um pouco, mas o tempero estava sensacional! Acompanhado de caipirinha de tamarindo e seriguela, homenageando Fortaleza e Recife (ABSURDA! Das melhores que já tomei… Não deixam de pedir!)

O segundo prato foi com um toque comfort food… Homenageando Recife, um cachorro quente de moela com farofa de ovo de codorna. Tenho família pernambucana e desde criança o único cachorro quente que se fazia na minha casa era esse com carne moída. Não era com moela, mas o conceito era o mesmo… E sim, comia muita moela também quando eu era pequena, eu adorava! 😉 Massageou a alma, lembrei muito dos meus avós…

Depois, o prato que não poderia ser outro para homenagear Salvador: Acarajé com vatapá, caruru, camarão e vinagrete de tomate verde. Fiquei sabendo que a venda de acarajé foi proibida nos arredores do estádio por lá, o que me deixou muito chateada já que é o que mais representa aquele estado… Mas é a tal da vigilância sanitária que acha que entende alguma coisa de culinária, enquanto bem… Deixa pra lá. Os patrocinadores é que mandam né?? Arfff Mas como protesto, esse do Brasil a Gosto estava demais! Continuarei a manifestação por lá hahahah

Em seguida, homenageando Sampa e seus famosos pastéis, o Canudinho de massa de pastel com pernil e catupiry. Muito muito muito top! Ah, e ainda em sampa e Salvador a caipi de limão cravo com pimenta dominava minha pupilas gustativas que deliravam!

Para finalizar, um potpourri de sobremesas super brasileiras: maria mole com baba de moça, bolo de chocolate orgânico, Romeu e Julieta, Pudim de banana com leite de castanha, cocada de forno… Essa homenageava o Brasil inteiro, afinal, DUVIDO que não agrade todos os paladares hahahaha. 😉 Demais, demais, demais!

Brasil a Gosto

Rua Professor Azevedo do Amaral, 70 – Jardim Paulista

(11) 3086-3565