Como mostrei nesse post aqui, há muito, muito tempo que dizia que meu sonho de consumo era ter uma hortinha em casa… Tão simples, tão palpável e atá hoje por pura preguiça falta de iniciativa nunca tinha parado para fazer a minha. E quando finalmente decidi fazer, acabei descobrindo o quanto é fácil e quanto tempo eu perdi antes de colocar a mão na massa.
Compartilho alguns passos que busquei pela internet e que deram certo. Nao sou especialista na arte da jardinagem, mas deu certo, divirtam-se!
1. O vaso para plantar deve ter um furo embaixo (ou uma jardineira que também é recomendado). No meu caso, usei chachepots coloridos e o vaso furado fica dentro dele. Se não tiver cachepot, colocar um prato embaixo dos vasinhos.
2. No funco do vaso, colocar pedrinhas ou bolinhas de argila. Por cima das pedrinhas fica o tecido para drenagem (pode ser substituido por areia, mas o tal tecido é mais prático para vasinhos pequenos)
3. Colocar terra/humus. No meu caso, usei uma terra orgânica que não substitui, mas que não precisou por enquanto. Daqui a uns 3 meses preciso colocar humus para fortalecer. Fazer como uma cova na terra para colocar a mudinha. Importante ao fazer o transposte da mudinha para o novo vaso é tirar o excesso de terra que estava no anterior.
4. Cobrir com terra e deixá-la sempre fofa e irrigada (uma vez ao dia com um pouquinho de agua). Atenção que os cuidados com cada tipo específico de erva varia. Coloquei também uma plaquinha de identificação em cada vaso.