Participei essa semana de um workshop da Barilla no restaurante que eu AMO: Capim Santo! Eu simplesmente adoro as comidas de lá, a começar pelas entradinhas (e claro que pudemos provar várias antes da aula começar…).
O croquete de pupunha é MUITO bom, e inclusive já coloquei a receita AQUI. Quem ficou com água na boca vale a pena fazer em casa! (garanto que fica igualzinho…)
Mas voltando à aula, para quem conhece pouco a Barilla (afinal, é difícil alguém que nunca tenha ouvido falar da marca né?), a marca surgiu em Parma na Itália (eu passei na frente quando estive por lá!). Quando eu morei em Zurich era consumidora assídua, e acabei descobrindo que o grupo possui diversas outras marcas famosas na Europa como Harry`s, Voiello, Filiz, Misko, Gran Cereale,… São 13 marcas e fabricam 2,3 milhões de toneladas de produtos por ano. São mais de 1.000 produtos distribuídos em mais de 100 países.
Ao ano são:
- 600 milhões de ovos, produzidos por 2,5 milhões de galinhas
- 60 mil toneladas de açucar
- 130.000 toneladas de tomates
- 20.000 toneladas de leites e derivados
- 10.000 toneladas de cacau
- E por aí vai…
E o chef italiano do grupo estava lá para nos ensinar a fazer os pratos – em italiano, claro! 😉
E mãos na massa!
O evento foi para difundir a linha lançada no mercado brasileiro, com massas com ovos e molhos em sachês. Esses produtos se unem às já conhecidas massas de grano duro, a famosa caixa azul, e os molhos especiais em vidro, continuam sendo importados da Itália.
As linhas foram elaboradas após pesquisas realizadas no país para chegar a um resultado que se adequasse ao paladar dos brasileiros. Segundo dados recentes, o Brasil é o terceiro maior produtor de massas do mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos, com um consumo per capita de 6kg por ano. A comercialização começou pelo sudeste e estará em expansão até atingir todo território nacional.