Eu adoro polenta! Gosto muito da cremosa, a fritinha até como mas não é nada que me faça salivar… Já coloquei receita de polenta por aqui e aqui, mas desde que descobri uns segredinhos para fazer a polenta cremosa PERFEITA precisava compartilhar com vocês! E posso garantir: até o meu marido que não é lá muito fã e que come esse prato meio contrariado ADOROU, raspou o prato e deixou claro que queria mais vezes. E o que mais me surpreendeu foi que “mais vezes” na verdade seria dia seguinte, só que para decepção dele o creme de leite fresco tinha acabado. Vai ter que ficar para o final de semana…
A primeira dica, super importante, é ter uma polenta de qualidade. Se quiser a polenta dos deuses, pague um pouco mais por uma marca de qualidade que faz bastante diferença (claro que com a mais simples também dá certo, mas se quiser surpreender, recomendo desembolsar um pouco mais. Falo por experiência própria…).
A segunda dica é seguir a proporção 2 para 1, ou seja, para 1 litro de líquido usamos 500g de polenta e por aí vai. Para o líquido 50% deve ser do caldo de sua preferência, 20% de creme de leite fresco e 30% de leite, ou seja: para 500g de polenta, 500ml de caldo de sua preferência (frango, legumes ou carne, dependendo do acompanhamento que iremos servir por cima) 200ml de creme de leite fresco e 300ml de leite. Colocar os liquidos em uma panela e ligar o fogo, com 2 colheres de sopa de manteiga.

A terceira dica é ir colocando a polenta aos poucos na panela, mexendo sempre com um fouet.

Quando começar a despejar a farinha, colocar cerca de 50g de queijo parmesão ralado e não parar de mexer por momento algum. Depois de 5-8 minutos está pronta! Servir com o acompanhamento de sua preferência. Garanto que fica DIVINO, com cara (e sabor) de restaurante (dos bons!!!).

Dessa vez fiz um ragu à minha moda que ficou delicioso! Aproveitei para usar os Shimejis Pretos que recebi da Nayumi. Não conhecia e gostei muito do produto, muito limpo e fresco.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de bacon em pedacinhos
1 dente de alho picado
4 medalhões de filet cortado em pedacinhos
3 colheres de sopa de passata de tomate
1/3 xícara de vinho tinto
Salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino e tabasco a gosto
1/2 bandeja de shimeji (usei o preto da foto)

Modo de fazer:
Em uma panela, fritar o bacon até que fique douradinho. Colocar o alho e em seguida acrescentar a carne picadinha para selar. Depois adicionar a passata, vinho, shimejis, salsinha, sal e pimentas. Deixar cozinhar até reduzir o caldo (OBS: o cogumelo também serve nesse processo de redução, já que ele “chupa” o líquido). Enjoy!