Sabe aqueles pratos que ficam tão bons e surpreendem tanto que fica difícil tentar explicar? Então… Vamos pelo início, faz um tempo que sonho com esse livro da chef Morena Leite, o “Capim Santo” que traz receitas do jeito que eu gosto: deliciosas e com toques inusitados. Na verdade são receitas que levam a tal erva, desde a caipirinha ao brigadeiro, TUDO é feito com o Capim Santo. E por isso, quando recebi esse livro da Livraria Gourmet simplesmente AMEI! E foi muito difícil decidir o que fazer primeiro. Acabei acertando demais com esse croquete e estou sonhando com as próximas receitas que parecem deliciosas da mesma forma.

Se quiser um livro como esse basta clicar AQUI.Mas voltando à receita, quando decidi ir ao supermercado e comprar os ingredientes para preparar, o capim santo estava em falta (é sempre assim, sempre via o bendito por lá e justo quando preciso isso acontece… Já passaram por isso? Comigo pelo menos acontece direto… E nessas horas precisamos improvisar né?). Simplesmente fiz da mesma forma, só que sem esse ingrediente, e garanto: foi sucesso total! Também substitui o limão cravo por limão siciliano.
E o mais divertido é que com a variedade de receitas que acabo fazendo por causa do blog, o meu marido agora seleciona as que eu não posso esquecer. Explico: tento variar tanto, que às vezes receitas sensacionais acabam sendo esquecidas… Foi quase que uma exigência que essa fosse feita denovo (sinal do sucesso total). Não sobrou nenhum para contar história. Para variar fiz algumas pequenas alterações, para adaptar ao meu gosto. Sobrou bastante molho, então se quiserem fazer apenas metade da receita para evitar desperdício seria uma boa idéia (abaixo estão as quantidades que eu de fato usei).

Achei super original a idéia do livro de servir os croquetes por cima de rodelas de limão. E que tal intercalar rodelas do siciliano com o do Tahiti e fazer uma combinação verde e amarela. E o potinho azul deixou ainda mais característico de um prato tipicamente nosso. Que tal preparar esse prato para aquela visita estrangeira que vai chegar? E sabe o que é melhor? Dá para fazer com dias de antecedência esses croquetes e congelar. Na hora é só fritar (e se preparar para receber os elogios…) Bom demais!!!!

Sente só como ficou por dentro!!! Quentinho e com o molho de limão por cima… DIVINO!!!

Ingredientes:

Para os croquetes:
5 fatias de pão de forma sem casca, triturados no processador ou mixer (até virar farofa)
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa pequena picadinha
250g de palmito pupunha fresco picado (Comprei uma bandeja de 500g do supermercado, mas como a casca é unitilizada e só utilizamos o “miolo do palmito” acaba sobrando cerca de 250g mesmo – vide foto abaixo)
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de requeijão
1/4 xícara de creme de leite fresco
Sal, pimenta do reino, noz moscada, tabasco e salsinha a gosto (a receita também pede capim santo, que acabei não usando por estar em falta no mercado)
2 ovos batidos para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo vegetal para fritar
Flor de sal para finalizar

Para o molho de limão:
1 dente de alho picado
1/2 cebola pequena picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
Raspas de 1 limão siciliano (a receita pede limão cravo. Usei o siciliano)
Suco de 1/2 limão siciliano (a receita pede limão cravo. Usei o siciliano)
1 xícara de chá de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Dourar o alho no azeite, acrescentar a cebola e quando estiver clareando acrescentar o palmito e refogar por alguns minutos. Acrescentar o leite, o requeijão e o creme de leite fresco. Deixar secar um pouco o líquido, acrescentar sal, pimenta do reino, tabasco e noz moscada, misturar bem e colocar o pão triturado. Adicionar também a salsinha (e se tiver capim santo, essa é a hora de juntar, bem picadinho). Deixar a massa esfriar um pouco, colocar um pouco de azeite nas mãos e enrolaar no formato de croquete. Passar pelos ovos batidos e em seguida cobrir com farinha de rosca. Guardar no congelador enquanto o molho é preparado.
Para o molho:
Dourar o alho e a cebola no azeite, acrescentar o suco e raspas de limãoe deixar refogar por cerca de 1 minuto. Acrescentar o creme de leite, sal e pimenta do reino a gosto. Deixar reduzir um pouco até ficar com consistência cremosa.
Fritar os croquetes em óleo vegetal quente (180C) até ficarem dourados, escorra com papel absorvente e sirva por cima de rodelas de limão (como nas fotos acima), acompanhado do molho.