Recebi um convite inusitado dia desses: um jantar gourmet preparado exclusivamente com ingredientes do Mc Donald`s. É isso mesmo! Ficou curioso, caro leitor? Eu também! Demais!

Como já comentei, AMO o programa top chef (e todos os similares…), e fiquei imaginando os participantes bolando esse tipo de receitas e pensando no que poderiam fazer. Afinal, apesar de muitos virarem a cara para a nomenclatura “fast food”, o principal na boa gastronomia é ousar! E claro: não ter qualquer tipo de preconceito! E também: ser MUITO MUITO MUITO curiosa para novos sabores e combinações. Resumo: fiquei MEGA empolgada para o tal jantar!

Chegando lá, com vários blogueiros presentes, fomos recebidos com um coquetel (todos no tal esquema….). Maçãs caramelizadas com queijo cheddar (gostei muito da combinação e o toque crocante da maçã):

Acreditem: ceviche de Mc Fish com sorvete de tabasco. Ok, pode parecer esquisito (e não vou negar que é), mas fã de ceviche que sou, achei super curioso! Claro que não pode ser comparado ao tradicional, e a intenção não é essa, mas estava segurando bem a onda e a proposta do jantar! Ah, a parte do tabasco era fundamental, pois a intenção do jantar era divulgar a parceria da rede com essa pimenta que sou fã e não falta aqui em casa.

Também: Nozinho de mozzarella empanado em sementes de gergelim e orégano:

Espetinho de mozzarella e tomate seco:

Croquetes de Big Mac servido com katchup de maçã e molho de tabasco. É isso mesmo! Morri de rir com o nome do prato… Mas eram um croquete como qualquer outro! Afinal, carne é carne né? Os molhos faziam a diferença.

E creme de Mc Fritas com emulsão de alface americana e gotas de tabasco, curioso:

Tudo isso com muitas e muitas borbulhas de espumante. Em seguida fomos chamados para o jantar. Fomos para as mesas e os pratos começaram a chegar, todos harmonizados, claro!

Para começar, salada quente de tomate, maçã, batata, orégano servida com mix de folhas com crounton de ciabbata. Temperado com azeite e tabasco.

Em seguida, mousse de tomate com tabasco com aroma de canela. Servido com emulsão de cenoura. Confesso que esse foi o que me surpreendeu na noite. Apesar de adorar pimenta, mascarou totalmente a canela. Estava de fato bem picante.

Em seguida gnocchi de McFritas com molho de estrogonofe, servido com queijo emmenthal. Senti um gosto de bacon bem presente nesse prato também, que foi confirmado pela chef. Claro que não dá para competir com os italianos, mas a idéia era a aplicação dos ingredientes nesses pratos.

E claro, muito vinho…

E então o que eu achei o melhor prato da noite: barreado de angus com toque de tabasco servido com farofa de pão de big mac e banana na manteiga. O prato ficou cozinhando por 14 horas, e realmente achei muito bem feito! Superou as expectativas!

E para terminar: Mousse de chocolate servida com calda de pimenta. Com vinho de sobremesa, claro!

E uma mesa de brigadeiros com cafezinho, incluindo um com tabasco….

Tudo elaborado pela chef Maria Luiza Ctenas. E já que a intenção do jantar não era a de se tornar o mais estrelado de todos, ela desempenhou muito bem o seu papel, desconstruindo os ingredientes que até onde eu esperava, serviriam apenas para o fast food. Gostei muito da experiência e das surpresas!