Quando viajamos para o exterior e passamos pelo “Free Shop”, ele sempre está lá… Apesar de não ser o original (que é de de ovas de esturjão), o caviar que encontramos por lá ou em importadoras aqui no Brasil, não deixa muito a desejar quando queremos dar um toque sofisticado aos nossos pratos.
Já repararam que os chefs estrelados, que utilizam ingredientes tipicamente brasileiros para pratos inventados, também se “apoderaram” do glamour desse nome para batizar suas criações de forma mais curiosa e gourmet? É gente criando caviar de tudo que aparece… Até que a moda passe. A verdade é que para o original, pode entrar e sair estação, com ou sem modismo, caviar será sempre caviar na visão de todos, incluindo nosso amigo Zeca Pagodinho “(…)Você sabe o que é caviar? Nunca vi nem ouvi, eu só ouço falar(…)”. E cá entre nós, não é só pelo tal do glamour, ele é DELICIOSO!
Mas voltando ao prato, como muitos sabem, sou adepta de pratos fáceis, rápidos e gourmet. E muitas amigas, principalmente as que não tem muita prática na cozinha também. Esse prato é destinado a essas queridas, que muitas vezes recebem amigos e visitas em casa e estão em dúvida do que servir, apesar de querer surpreender. Caviar por si só já surpreende, mas que tal trocar as usuais torradinhas ou blinis por batatinhas e servir com um “sour cream” (creme azedo)? Por mais sofisticado que essa delícia possa parecer é FACÍLIMO de fazer e leva APENAS 2 ingredientes. Só lembrem de guardar um pouco para as visitas… (ou não, já que qualquer dia é dia de celebrar e aproveitar como se fosse o último. Afinal, “o que se leva dessa vida é a vida que se leva”)

Ingredientes:

Batatinhas
1 xícara de creme de leite fresco
Suco de 1 limão
Caviar (ou ovas similares)
Azeite de oliva extra-virgem (um muito bom, por favor)
Ciboulette para decorar

Modo de Fazer:

Colocar as batatinhas para ferver em água por 10-15 minutos. Retirar a água e colocar na água fria para parar o cozimento. Quando já tiver esfriado retirar a casca (ela vai se soltar sozinha) cortar as duas pontas e partir a batata em duas bandas, formando como que dois canapés. Levar ao forno alto (cerca de 250C) por 8-10 minutos. Reservar.
Para o creme azedo, bater na batedeira em potência alta o creme de leite fresco, até ficar na textura de chantilly. Acrescentar o suco de limão e mexer delicadamente com um fouet para incorporar à mistura. E só!
Voltando às batatinhas, deixe esfriar, para que estejam em temperatura ambiente. O excesso de calor iria derreter o creme e não é isso que queremos. Cobrir cada uma com azeite de oliva, colocar um pouco de sour cream e caviar por cima e finalizar com um pedaço de ciboulette. Enjoy!