Ok, estamos no inverno, época dos pratos quentinhos, de sopas, fondues e afins… Mas até mesmo uma saladinha pode ter seu charme no inverno. E se a tal saladinha tomar forma de prato principal?
Eu particularmente adoro uma salada bem colorida e sinto falta quando passa um tempo sem um toque verde na refeição. Recebi o livro Super Saladas, da Editora Larousse, e preciso confessar: é LINDO, com fotos divinase as saladas são tão maravilhosas, combinações tão inusitadas e ao mesmo tempo deliciosas. São saladas para todos os gostos: das tradicionais, partindo para as com frutos do mar, aves, vegetarianas até mesmo as de frutas. Amei!
Vai me dizer que não é de abrir o apetite, um prato tão colorido como esse?
Ingredientes (para 2 pessoas):
4 medalhões de filet
10-12 batatas bolinha
Rúcula (cerca de 50g)
1 colher de chá de mostarda (usei a preta, pode ser a que tiver disponível)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de alcaparra (não usei pois meu marido não é fã, mas se não tiver restrições, vá em frente!)
3 colheres de sopa de azeite de oliva (se tiver um aromatizado, melhor ainda! Usei um aromatizado com manjericão)
1 colher de sopa de estragão
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Cozinhar a batata em água por cerca de 20 minutos. Escorrer e deixar esfriar. Selar os filets em uma grelha já pré-aquecida com um pouquinho de azeite, por 2 a 3 minutos cada lado, dependendo do ponto da carne desejado. Temperar com sal e pimenta e reservar depois de selados.
Cortar as batatas ainda quentes ao meio e misturar com a mostarda, vinagre, alcaparras, azeite e estragão.
Cortar o filet em fatias bem fininhas (o mais finas que conseguir) e acrescentar à salada. Juntar a rúcula e temperar com sal e pimenta do reino.