Todo mundo sabe: a maior atração turística do Peru é sem dúvidas a gastronomia! Por isso foi tão difícil fazer minhas escolhas. E por outro lado muito fácil, já que não tive muito medo de errar. A conclusão foi que acertei demais! Não percam esses restaurantes quando estiverem por lá. A cozinha peruana tem influência de vários países, e fazem todas muito bem, colocando seu tempero sempre presente. Por isso fiz um mix: oriental, contemporâneo e carnes, todos na lista dos 50 melhores da América Latina.
1) Maido
O restaurante mistura o clássico japonês com o clássico peruano, de forma simples, valorizando o sabor individual de cada ingrediente. O resultado final é surpreendente, muito mesmo.
Já tinha feito um post AQUI sobre o Osaka, um japa que também tem essa mesma proposta, só que juro: ele ficou MUITO atrás do Maido… Tive que rever muito o meu conceito! O Maido está muito na frente, apesar de eu continuar gostando do Osaka…
Claro que depois das minhas férias no Japão fiquei bem mais criteriosa com restaurantes japoneses. Não estamos falando das técnicas e culinárias da Ásia apenas, mas algo que remete a ambos: Japão e Peru, tirando O MELHOR das duas culinárias.
Caso você tenha tempo de comparar, o Osaka existe em Lima também. Vá nos dois (se fizer isso recomendo primeiro o Osaka, sou daquelas que gosta de deixar o melhor para o final…)
O restaurante busca surpreender. Seja com os temperos (principalmente), seja com técnicas, com os drinks, ou mesmo com a decoração de cordas penduradas no teto.
Não queria deixar de publicar a foto abaixo, que mostra claramente essa influência, com aji por cima do roll, envolto por salmão defumado.
E elas, minhas queridinhas, que sempre me arrancam suspiros… Fresquíssimas, tiraria apenas um pouco do sal.
Para informações e reservas: site do restaurante AQUI
2) Restaurante Central
Atualmente o melhor da América Latina. Vá no menu degustação para entender a proposta… Falei com mais detalhes nesse post AQUI
3) Osso Carniceria y Salumeria
Do chef Renzo Garibaldi, que conheci na Churrascada (quem me segue pelo instagram @yeswecook sabe do evento que estou falando…) e depois fui num almoço sensacional, dos que ficaram marcados. Ele é especialista em carnes e esse é o foco do restaurante…
O único problema é que as porções dos pratos principais são GIGANTES, chegam a ter pratos com 1,2 Kg no menu. Minha dica é ir num grupo grande ou então pular as entradas para o foco nas carnes… (ao contrário do que fiz, por isso quero voltar lá na minha próxima ida ao Peru, sem falta!). O steak tartar é sensacional, preparado na sua frente como deve ser, o burger também delicioso… Conto mais num próximo post, da minha próxima ida ao Peru, prometo hahaha
Informações e reservas no site do restaurante AQUI