Sushi está ficando cada vez mais popular no Brasil. Restaurantes de sushi abrem todos os dias por aqui, e não param de expandir. Seria sushi uma nova moda? A resposta é não. O prato japonês pode ser novidade por aqui, mas lá fora o sushi tem uma longa história, que começa no século IV a.C. Nessa época, os peixes eram salgados e enrolados no arroz cozido, que liberava ácido acético e láctico, e isso conservava a carne do peixe até o uso. Na hora de comer, apenas o peixe era comido, e o arroz era completamente descartado.

Com o passar dos tempos, esse método de fermentação tornou-se um prato, e, desde então, algumas coisas mudaram: o peixe deixa de ser fermentado e passa a ser comido cru, o sabor levemente ácido da fermentação passa a ser dado pelo vinagre, e o shoyu é introduzido.

Mas, chega de história e vamos para uma receita super fácil para os iniciantes:

Ingredientes:

– Arroz para sushi (ensinei como preparar nesse post AQUI – https://yeswecook.com.br/como-fazer-arroz-para-sushi-capitulo-i/)

– Recheios de sua preferência

– Gergelim

Preparo:

Para usar a folha, dobre-a na metade e com uma faca amolada ou uma tesoura, corte-a em dois pedaços iguais. Você só vai usar um por vez.

Pegue uma esteira para enrolar makimonos (alguns supermercados vendem, caso você não possua como eu, improvise! Eu usei um jogo americano – esse da foto kkk) e cubra com plástico filme. Isso é mais higiênico e evita que fique tudo grudado entre um preparo e outro.

É importante fazer a montagem do makimono na ponta da esteira para que seja bem enrolado. Você pode colocar o arroz em contado com o plástico e a alga por cima, ou então ao contrário: primeiro a alga e depois o arroz. No caso da foto coloquei o arroz por baixo (antes de manusear o arroz japonês é preciso molhas as mãos com água para não grudar e fazer uma lambança). Nesses casos é recomendado utilizar gergelim de duas cores para dar um toque na apresentação. O gergelim deve estar espalhado no plástico antes de se colocar o arroz.

Na foto, usei kani-kama e pedacinhos de pepino (para o Califórnia, é só acrescentar tiras de manga também). Faça uma leve pressão para que fique firme.

Depois é só cortar o rolinho em vários pedaços. É importante usar uma faca bem amolada. Para decorar usei gengibre em conserva, isso é vendido em potes de vidro no supermercado também.

Pronto! Agora é só comer.

Se os seus makimonos não ficarem perfeitos da primeira vez, não fique triste! Peça um delivery de sushi em casa e tente outro dia. Mas não desista, porque é a prática que faz a perfeição. Com um pouco de experiência, você poderá incorporar novos sabores e fazer um sushi todo personalizado.