Essa semana participei de uma oficina deliciosa com a Barilla e o chef Paulo Turziani. Ele morou na Itália e é craque em todos os detalhes dessa culinária, incluindo muitas histórias super interessantes de lá. A idéia era preparar receitas de lasanha (quer coisa com mais cara de mãe que isso?? hahaha, apesar de que no meu caso me lembra mais da minha avó que não deixa de ser mãe duas vezes né?) e a novidade é a embalagem pequena que eles possuem agora com 250g ideal para uma família de 4 pessoas. Meu grupo ficou com a “Lasanha com camarões e pesto de ervilhas”. Informo: é sensacional!

Super dica de receita para esse dia, segue abaixo (para 4 pessoas)

Ingredientes:

800g de pesto de ervilhas

1 l de creme de camarões

200g de tomates cereja confitados

Camarões grelhados a gosto

250g de lasanha Barilla

Caldo de camarões

Modo de Preparo:

Em uma forma de vidro ou alumínio, forrar o fundo com o creme de camarões e comolar uma camada de lasanha. Sobrepor com o creme de camarões, uma camada do creme de ervilhas, os camarões grelhados e os tomates confit. Em seguida, repetir o procedimento até que a forma esteja completa. Em cima da massa (ela vai crua mesmo), colocar colheradas do caldo de camarões para que a massa não fique dura. Levar ao forno por 20 minutos e depois de tirar do forno esperar 10 minutos antes de servir.

Pesto de ervilhas

Ingredientes

400g de ervilhas frescas
1 dente de alho
1 cebola média picada
150g de queijo pecorino ou parmesão ralados
1 lata de creme de leite
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Folhas de menta fresca

Modo de preparo

Em uma caçarola, colocar o azeite e refogar o alho e a cebola. Acrescentar as ervilhas e o creme de leite e cozinhá-las até que fiquem macias. Temperar com sal e pimenta do reino e bater no liquidificador com um pouco de azeite , o queijo ralado e as folhas de menta.

Creme de camarão

Ingredientes:

Cascas De 1 kg de camarões
2 dentes de alho
1 alho poró
1 cebola média
1 cenoura
3 colheres de molho de toamte Barilla
1 copo de vinho branco
100 g de manteiga
100 g de farinha de trigo
2 litros de água

Modo de preparo:

Descasar os camarões e utilizar as cascas para fazer o caldo e depois o creme.

Caldo de camarões

Em uma caçarola refogar com azeite os legumes cortados em pedaços grandes. Em seguida, acrescentar as cascas de camarão e refogar rapidamente. Acrescentar o vinho branco e esperar  secar. Em seguida, acrescentar o molho de tomate Barilla e a água fria. Deixar em fogo baixo até que o líquido se reduza um pouco .Reservar um copo do caldo antes de preparar o creme.

Desligar o fogo e filtrar o líquido.

Creme de camarões

Em uma caçarola, derreter  a manteiga e acrescentar a farinha. Cozinhar até que a mistura comece a formar uma espuma esbranquiçada. Desligar o fogo e acrescentar o caldo de camarões ainda bem quente, aos poucos e ir misturando vigorosamente com um fuet. Depois que tiver incorporado todo o líquido, ligar o fogo novamente e cozinhar por 5 minutos mexendo sempre com uma espátula.

A lasanha do meu grupo foi essa primeira da foto… Os outros grupos fizeram a com ragu a bolonhesa e a de legumes grelhados. Ah, antes desse super almoço, fizemos uma “viagem” pela Itália com ingredientes típicos: aceto balsâmico, mortadela, parmigiano regiano… Me teletransportei! E não vejo a hora de comer denovo essa lasanha! #ficaadica