Para quem ainda não conhece, o blog da Alessandra, Pilotando um Fogão é uma delícia! Ela escolhe a dedo as suas receitas e são todas feitas com muito, muito carinho… Gaúcha, mãe, esposa, blogueira, cozinheira, e um amor de pessoa!

Nessa entrevista, que faz parte das entrevistas coletivas organizadas pela Andrea Potsch do Aromas e Sabores, ela conta um pouco mais sobre sua vida entre panelas e computador. Vocês podem ver a minha entrevista, para o Blog Frango com Pequi, clicando AQUI.

1) Como foi a decisão de trocar a arquitetura pelas panelas? Como foi a decisão de criar um blog de gastronomia?

Na verdade eu havia dado um tempo na carreira de arquiteta pois não estava conseguindo conciliar o trabalho com os vários tratamentos que fizemos na tentativa de engravidar.
O blog surgiu como uma brincadeira e um passa tempo, na intenção de organizar as receitas que se acumulavam nas minhas gavetas.
O engraçado é que eu não imaginava que existiam blogs de culinária. Eu quase não cozinhava e não procurava por receitas na internet. Meu único contato com blog, era através de um, que eu participava trocando ideias sobre tratamentos e infertilidade.
Depois de uns seis meses de Pilotando um Fogão, comecei a conhecer outros blogs de culinária e aí comecei a me dedicar mais, tentando aí sim, conquistar leitores que aos poucos começavam a aparecer.

2) O Pilotando um Fogão também replica receitas de grandes chefs de forma didática, para que qualquer um possa fazer. Qual o seu chef favorito? Por que?
Eu cursei magistério no 2ºGrau e talvez por isso a mania de explicar e tentar fazer com que as pessoas se interessem pela receita e vejam que é possível reproduzi-la.
Gosto de vários chefs, mas ainda não sei se  tenho um favorito. Bom, gosto da Roberta Sudbrack, é, talvez ela,!
3) Você já fez cursos de gastronomia? Algum em mente para ser cursado?
Fiz poucos cursos de gastronomia. Em Porto Alegre não existem tantas opções como São Paulo por exemplo. Mas gostaria muito de aprender a trabalhar com chocolate. Quem sabe um dia…
4) Como você faz para conciliar o lado mãe com as panelas e o mundo virtual? Sobra tempo?
Como sou mãe novata de duas meninas, uma de 11 meses e outra de 5 anos, ainda está difícil conciliar o blog e também os cuidados com elas. Mas tenho me esforçado muito, os posts voltaram a ser diários, e acredito que logo tudo ficará mais fácil e melhor. Por enquanto não sobra tempo nem pra cortar o cabelo e fazer as unhas. risos…
5) Que tipo de receitas prefere fazer? E qual receita você considera como seu carro-chefe?
Eu adoro preparar doces e sobremesas, embora goste mais de comer  salgados.  Gosto das receitas simples e gostosas, aquelas para o dia a dia, mas também gosto de me aventurar com receitas um pouco mais sofisticadas, ideais para receber os amigos.
Acho que arraso na pizza. Tanto salgadas como as doces. Fazem sucesso principalmente quando assamos no forno a lenha aqui de casa.
6) Ano passado você participou do Encontro Gourmet, o encontro nacional de blogs de gastronomia. Conte como foi a experiência. 
Foi muito interessante participar pois tive a oportunidade de estar com pessoas que há tempos desejava conhecer pessoalmente.
O evento foi muito bem organizado, o que surpreendeu a todos que esperavam apenas encontrar os amigos. Agora estamos todos ansiosos e com uma expectativa enorme em relação ao segundo. Que venha logo!!!
7) Qual a maior alegria que o Pilotando um Fogão já te trouxe? Como é a interação com os leitores? 
O Pilotando um Fogão me devolveu a auto estima e me presenteou com muitos amigos. Sou fã do Pilotando, pois o carinho que recebo em troca deste meu trabalho/lazer, é indescritível. Meus leitores me tratam com carinho. Acredito que quem chega ao blog e lê alguma das receitas postadas, entende que faço com cuidado e dedicação.
Um dos recados que recebi e que guardo no coração é o de uma senhora que disse assim: “
  • Alessandra, aqui vai uma declaração de amor e gratidão. Aos 70 anos nunca mas nunca mesmo me havia aventurado na cozinha. Estudos (manhã, tarde noite) e uma mãe que punha os pratos prontos na mesa, deliciosos. Aí ela se foi. Pra encurtar, descobri você, que estava lá no UNIVERSO COLETIVO me esperando numa dobra do tempo.Sabe que meus risotos são um sucesso,os sucos nutritivos e até ouso inventar. A gratidão que me permeia não tem preço. CONTINUE ACORDANDO PESSOAS E FAZENDO COM QUE SEJAM MAIS FELIZES.”

8) E para terminar, quais seus 3 ingredientes favoritos?
Chocolate, queijo e azeite de oliva