Por Cecilia Padilha
Belo Horizonte
Belo Horizonte é sem dúvidas uma cidade gastronômica. E tem para todos os gostos: da comida de boteco à alta gastronomia. E muito bem feito!
Uma visita ao Mercado Novo, datado de 1956 que recentemente foi revitalizado, é parada obrigatória. E os petiscos e cervejas artesanais do Cozinha Tupis também.
E tem também a culinária que abraça, aquela que remete a um abraço de avó. O restaurante Xapuri é especializado nesse tipo de pratos.
Já no restaurante Birosca, a chef Bruna Martins une a criatividade a ingredientes que colhe da própria horta, em um ambiente super descontraído.
Claro que uma visita ao Mercado Central também é obrigatória. Não apenas para conhecer e degustar os mais variados produtos, mas também para uma refeição por lá.
A alta gastronomia também é um grande destaque. As criações do chef Caio Soter no seu restaurante Pacato, une técnicas modernas aos ingredientes locais e sazonais da região.
Não deixe de conferir o menu degustação do Glouton do chef Leo Paixão. Surpreende do início ao fim e é uma maneira perfeita para encerrar o tour gastronômico pela cidade.