Em 1997, a baronesa Philippine de Rothsichild, chairman de Baron Philippe de Rothschild fez uma sociedade com Don Eduardo Tagle da Concha y Toro, para criarem um vinho franco-chileno excepcional.
Não existe classificação oficial de. vinhos no Chile. Porém, a criação do Almaviva trouxe o termo "Primer Orden", o que seria o equivalente a um "Premier Grand Cru Classe" na França.
Para ser considerado um "Primer Orden", o vinho deve ser de uvas de vinhedo único, ser feito em uma única vinícola e ter seu time técnico próprio, todos dedicados à produção de um único vinho.
O vinho é feito com um blend de variedades clássicas de Bordeaux - predominando Cabernet Sauvignon. Chile fornece o solo, o clima e vinhedos. Já a França traz a técnica e tradições.
O nome Almaviva vem da clássica literatura francesa: o Conde Almaviva é o herói de "As Bodas de Figaro" que se tornou uma famosa ópera por Mozart.
EPU é o segundo rótulo da vinícola, com uvas provenientes de vinhedos mais jovens (entre 18-40 anos). Também intenso, complexo e excelente escolha para momentos especiais.