Que risoto é um prato curinga, todo mundo sabe… Além de ter um toque gourmet, ele é prático pois podemos fazer com o que estiver disponível na geladeira. Mas claro que seguindo alguns critérios né? Combinar abobrinha, chantilly, chocolate e pamonha por exemplo não deve gerar algo muito saboroso… Por isso, não me canso de colocar sugestões para esse prato que é tão querido por todos, só que ao mesmo tempo tão “massacrado”, por combinações às vezes nem tanto atraentes…
Aqui em casa, a combinação de linguiça com alecrim já foi testada diversas vezes: de fato combina demais e é uma opção de pizza bem comum em diversos restaurantes da cidade. Transformar essa combinação em um risoto foi um pulo, acrescentando cogumelos e alho poró para dar um toque extra de sabor… Que tal? O toque picante completa o prato e leva às alturas…
Para a calabresa, basta tirar a pele e passar no processador para que ela fique moída. Todo o preparo é feito separadamente e quando o risoto estiver quase pronto adicionamos à panela. E claro que vale substituir calabresa por alguma outra especial que tenham em casa! Depois me contem se não é bom demais… E claro, não esqueçam de uma taça de um bom vinho. Para harmonizar, não coloquem muita pimenta para alcançar o tal do “equilíbrio perfeito”.
Ingredientes (para 2 pessoas):
Receita básica de risoto (que já ensinei nesse post AQUI)
1/2 Linguiça calabresa sem pele e triturada no processador (cerca de 50g)
Alecrim Fresco
1/2 cebola picada
1/2 xícara de cogumelos paris picados
1/2 talo de alho-poró picado
Azeite de oliva
Tabasco (o suficiente para deixar picante)
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer:
Enquanto o risoto está cozinhando (receita de risoto básica AQUI), em uma frigideira à parte colocar o azeite de oliva e a cebola até começar a clarear. Acrescentar a calabresa, os cogumelos, alecrim e o alho-poró e deixar até a calabresa começar a dourar. Temperar com sal e pimenta do reino (não muito para equilibrar o sabor só no final, quando a mistura já estiver incorporada ao arroz).
Quando o arroz estiver quase pronto, acrescentar a mistura de calabresa (guarde um pouco para decorar o prato no final), e deixar cozinhar mais um pouco. Acrescentar o tabasco até chegar a um ponto picante (vá provando e controlando o sabor a gosto). Enjoy!