Sabe aquelas receitas que quando você bate o olho sabe que vai gostar? Pois é, essa é uma delas. Nas minhas “andanças” pela blogosfera vi essa receita e foi um caso de amor à primeira vista, digamos um flerte. Ela me olhou, eu olhei para ela e não saiu da minha cabeça desde então! O que eu não esperava era que ela fosse superar tanto as minhas expectativas (que já eram enormes!). Não era apenas muito boa, era maravilhosa! É daquelas para comer até o final de joelhos! E o charme de flambar com o whisky? Podem ficar despreocupados: ao flambar, todo álcool evapora deixando apenas o toque da redução no molho. Meu marido não gosta de whisky (nem eu….) e ficou super preocupado quando me viu nessa fase da receita. Primeiro pois achou que eu fosse causar um acidente e me queimar toda (mostrou preocupação né? Ou será que achou que eu não levaria jeito p/ coisa?? rsrs), segundo pois achou que eu estava estragando o prato… Felizmente deu tudo certo e mostrou que nasci para flambar receitas hehehe! Depois que ele provou não precisou falar mais nada, acho que até passou a gostar de whisky (eu também!! Flambado, claro…) e já criou várias opções para usarmos esse ragu: massas, nhoque, etc etc. DIVINO!
Ah, e a receita foi retirada do blog  Manjericota, que conheci há pouco tempo e já virei fã!

Ingredientes:

Para a polenta:
3 xícaras de caldo de carneiro (usei o Nomu)
250g de farinha para polenta
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de grana padano ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o Ragu:
250g de filet mignon cortado em tiras
6 cogumelos Shitake grandes cortado em tiras
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Azeite de oliva extra-virgem
1 dose de whisky para flambar
1 cálice de vinho tinto
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 xícara de caldo de carneiro Nomu (depois de preparado com água, seguindo as proporções)
Tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:


Numa frigideira grande colocar o azeite com cebola e alho, dar uma refogada e acrescentar a carne. Depois de “selar” um pouco, acrescentar o whisky na frigideira e incliná-la perto do fogo até fazer chamas no mollho e flambar. Após o fogo apagar, acrescentar o tomate e mexer bem até que esteja em forma cremosa. Colocar o vinho e o caldo e esperar um tempo para reduzir e formar um molho. Adicionar o shitake, o tomilho (só as folhinhas), a pimenta e o sal a gosto.
Para a polenta, ferver o caldo com um pouco de água para não ficar muito concentrado. Adicionar a farinha aos poucos, mexendo com um fouet. Para finalizar, acrescentar o queijo, manteiga, sal e pimenta do reino a gosto. Servir na mesma hora, com o ragu por cima.