Como comentei nesse post, esse final de semana foi o “Festival do Japão” aqui em São Paulo. Um festival que reúne cultura, gastronomia, comércio, workshops etc. Após escutar várias pessoas falando super bem das edições anteriores não tive dúvidas: tinha que conferir!
Para ser sincera, antes de chegar bateu um grande arrependimento de ter ido: além do trânsito já esperado que pegamos na Av. dos Bandeirantes, levamos 45 minutos (isso mesmo) para poder entrar no evento de carro devido ao enorme fluxo no local. Estávamos tão cansados de esperar que paramos no estacionamento VIP, tenho certeza que teriam sido no mínimo mais 15 minutos se fossemos parar no estacionamento tradicional (ou seja, seria 1 hora apenas para conseguir entrar no evento). Estávamos um pouco apreensivos com o que nos esperava lá dentro por essa quantidade toda de pessoas, mas o espaço é tão grande que após entrarmos foi bem tranquilo e agradável. Nem mesmo para comprar os ingressos pegamos fila.

Diversas manifestações culturais no evento. Quando cheguei havia um espaço onde estavam fazendo uma demonstração da cerimônia do chá.

Música….

Diversos workshops…

Agora o principal: a gastronomia! São mais de 50 estandes com as mais variadas iguarias, cada uma de uma região diferente do Japão.

Me chamou atenção o Okonomiaki, uma panqueca à moda de Kansai, com camarão japonês seco, bacon, batata-palha, legumes, temperado com molho especial, cobertura de maionese, katsuo-bushi (peixe japonês seco) e nori (alga japonesa). Alguém diria que se trata de um prato oriental? Bacon? Maionese? Batata-palha?

Apesar de ter ficado curiosa pela panqueca, acabei optando pelo tradicional shimeji na manteiga com Onigigi.

E claro, uma saikirinha para acompanhar pois fazia muito calor.

E também para refrescar, carrocinhas de picolé “Melona” (sou fã do de melão, super recomendo)

E nas lojinhas, MUITOS MUITOS MUITOS produtinhos japoneses.

Cerveja Kirin

E os biscoitinhos de coala que eu tanto AMO….

E mesmo após o trânsito e o tempo que esperamos para conseguir entrar, não tivemos dúvida: ano que vem voltaremos com certeza!