Como eu já comentei aqui antes, sou do Rio mas moro em São Paulo há pouco mais de 2 anos. Então grande parte da minha família e amigos ficam a 1 hora de ponte-aérea ou 5 horas de carro daqui. Não é muito, mas acabo encontrando menos do que gostaria. Adoro São Paulo, sou muito feliz aqui, mas isso não me impede de ter saudade também. E sempre que eu vou o almoço é caprichado, com tudo que eu gosto… Existe algo mais gostoso do que depois de uma viagem dessas, matar a saudade com a comidinha da avó? Para mim, essa é a melhor definição e referência da tal Comfort-food, aquela comida caseira que dá conforto, tranquilidade e bem-estar, que sacia não apenas a fome mas também o afetivo. Há muitos anos como esse rosbife na casa da minha avó e por mais simples que a receita possa parecer é delicioso e eu precisei pegar a receita pois nunca soube como era feito. É essa uma das que me lembram infância… Não posso deixar de dar os créditos para a Behilda, que trabalha na casa da minha avó há muitos e muitos anos, e cuja execução do prato se deve a ela (e como ela cozinha!). Foi servido com pinhões assados e passados na frigideira.
Uma pena que a minha última ida ao Rio tenha sido tão curta pois não consegui ver quase ninguém (sem mal-criações reclamações por favor: fui de carro no sábado e voltei no domingo de manhã, exausta até agora!). E Rock in Rio, here we go!
Ingredientes:
1 Peça de filet inteira
2 dentes de alho picados
1 taça de vinho tinto
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de sobremesa de açucar
Ramos de alecrim fresco
Óleo de soja
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
De um dia para o outro, colocar o alho, vinho, molho inglês, alecrim, sal e pimenta para temperar a carne a geladeira. Na hora de fazer retirar o alho e alecrim de cima da carne. Em uma panela grande colocar o óleo e o açucar (o açucar serve para dar uma cor mais dourada à carne) em fogo bem alto. Deixar dourar por um tempo de um lado e só em seguida virar. Para ver o ponto basta cortar um pedaço no meio (já que depois a peça será toda cortada não há problema). O molho que sobra na panela é jogado por cima da carne na hora de servir.