Faz tempo que queria conhecer o Lasai, mas toda vez que tentava fazer reserva antes das minhas idas ao Rio já estava lotado. E ficava por isso mesmo, afinal aqui em São Paulo tem tantos restaurantes bons, que compensaria por aqui mesmo. Só que dessa vez foi diferente… Consegui a tal reserva e lá fomos nós finalmente tentar entender o motivo da fama do restaurante. E a conclusão foi: é muito, mas muito mais do que a gente estava esperando… E depois pesquisando, descobri que o chef Rafael Costa e Silva trabalhou por 5 anos no Mugaritz, um dos 3 melhores restaurantes do mundo! Imaginem agora o sabor dessas fotos… E só o ambiente já surpreende demais: eles têm um teto que se abre e faz com que o nosso jantar seja sob as estrelas. Romântico né? 😉

Mas vamos por partes… Ao entrar no restaurante nos perguntam se gostaríamos de tomar drinks no lounge. Como estávamos pensando no vinho acabamos indo direto para a mesa, mas sorte nossa que o barman foi até a nossa mesa explicar como funcionava: a gente só escolheria o destilado e se gostaríamos de refrescância ou potência que ele se encarregaria do resto com uma surpresa. E eu que AMO ser surpreendida não poderia deixar passar essa! Fomos os dois de vodka… E ele nos prometeu dois diferentes. Daí eles chegam, preparados um com Bellvedere e o outro com Grey Goose. Óleo de limões, gengibre, infusão de camomila eram alguns dos ingredientes. De fato, começamos bem!

O restaurante não tem pratos a la carte, apenas duas opções de menu: um com 13 pratos R$ 245,00 e outro com 7 R$ 185,00, sendo que a primeira é totalmente às escuras e na segunda, com porções um pouco maiores, escolhemos 3 dos 7 pratos. Fui na segunda opção considerando uma experiência não muito boa que tive recentemente num restaurante com essa mesma metodologia, em que acabei saindo com fome por tão pequenas que eram as porções hahaha Claro que não deve ser o caso do Lasai, mas não quis arriscar depois de prometer a mim mesma que não faria mais isso! Para acompanhar fomos de Cidra de PÊRA! Isso, nunca tinha tomado e gostei tanto que agora preciso descobrir onde comprar aqui em sampa.

Os primeiros pratos são todos supresas. Começamos com brandade de beijupirá e chips de mandioquinha. Textura perfeita, mas ainda aguardava por mais!

Em seguida, tempura de escarola e flor de abobrinha como já havia comido na Itália, com um molho oriental.

Daí o ápice das entradas: lingua, mas feita de uma maneira tão perfeita que a vontade era continuar comendo mais uma dúzia dessas… Só que era só uma por pessoa 🙁

Daí chega a tapioca, rechada com rabada, no ponto de se desmanchar de tão macia. E a dúvida sobre o melhor, quando comparado com a lingua??? Empatado!

Daí começam os pratos escolhidos. Eu fui de vieiras com tutano… PERFEITO!!! Que combinação, realmente surpreendente!

E meu marido de “Ovo”, que pelo que fomos informados é um prato que está há tempos no cardápio. Eu particularmente achei ok, mas um pouco adocicado, com gosto de côco, não pediria denovo. Mas sendo um clássico do cardápio, não poderíamos deixar passar!

Prato principal: fui de wagyu na baixa temperatura com caldo da própria carne e batatas laranjas. Perfeito, demais! Melhor que o peixe do marido… (que também estava delicioso!)

Marido foi de pargo, com caldo de porco e cebola.

Sobremesa do marido: sorbet de abóbora, bolinho de banana com calda de côco queimado. Bom, principalmente para quem não gosta de muito doce.

Só que não trocaria pela minha escolha: bolinho de fubá super cremoso, com um caramelo brule por cima e sorvete de erva doce… PERFEIÇÃO!

Resumindo: o Lasai passou a frente de muitos restaurantes que estavam no meu conceito como melhores do Brasil. Espero voltar em breve, muito em breve!

Lasai

R. Conde de Irajá 191, Botafogo

Tel – 21 – 3449-1834