O inverno está aí! Pelo menos aqui em sampa, o friozinho já dominou os nossos dias! E apesar de um dia de sol na praia ou na piscina ser delicioso, eu também amo todo charme do inverno, com casacos, lareiras, sopas e PRINCIPALMENTE: fondues! E não me perguntem qual gosto mais, se o de queijo (já coloquei receita AQUI) ou de carne (e esse sem dúvida precisa ser do tipo chinoise). Depois que conheci esse tipo de fondue, há muitos anos atrás, nunca mais comi aquele tradicional feito no óleo. Não apenas por ser mais light, mas principalmente por não deixar o ambiente todo com cheiro de gordura, mesmo que seja em um restaurante. E isso é certo: fondue bourguignonne (aquele feito em óleo) e cabelos são apaixonados, tão apaixonados que o cheiro impregnado com óleo em seus cabelos demora um bom tempo para sair, eles não se desgrudam, é impressionante!

Por isso o chinoise – feito em uma sopa ou consomé ao invés do óleo – virou minha única opção para fondue de carne, pois além de não ter o cheiro de fritura e ser mais saudável, também tem um sabor todo especial que tempera a carne de forma única. De todos os que já provei, sem dúvida alguma o da casa da Suiça no Rio (o fondue d’été, ou fondue de verão) é o melhor disparado. Feito com vinho e especiarias, o toque especial é que as carnes vem enroladinhas com um recheio por dentro (queijo, cogumelos, aipo, e por aí vai…) e é uma surpresa o que vamos pegar. Apesar de não ter feito da mesma maneira, e de não ter a receita do tal restaurante, garanto que fica muito, mas muito parecido e DELICIOSO! Garanto que depois de provar você não vai querer saber de fondue com óleo nunca mais…
E claro que fondue de carne pede a FENOMENAL batata rosti (já coloquei a receita AQUI)…

E outro ponto fundamental para um fondue de carne são os molhos, dos sabores mais variados possíveis. Aí vale o que a imaginação (e a despensa) mandar! Dessa vez fiz de alho negro (4 a 5 dentes de alho negro picado com 1 colher de sopa bem cheia de maionese); mostarda (1 colher de sopa bem cheia de maionese, 1 colher de chá de mostarda em pó e 1/2 colher de chá de mostarda em grãos);

Pimenta (1 colher de sopa bem cheia de maionese, 1 colher de chá de pimenta verde em grãos, tabasco a gosto); rose (1 colher de sopa bem cheia de maionese, 1 colher de chá de katchup e 1 colher de chá de molho inglês);

Pesto (1 colher de sopa de maionese e 1 colher de chá de pesto verde) e compota de cebolas (essa veio da França, já foi comprada pronta, mas qualquer dia desses coloco uma receita por aqui…

Importante! Nesse tipo de fondue a carne não é cortada em cubinhos, e sim em fatias finas como na foto abaixo. Isso por que a carne não é frita e sim cozida no consomê. Dessa forma a carne cozinha mais facilmente.

Ingredientes:

Para o consomê:
1 1/2 xícara de água
1/3 potinho de caldo de carne knorr (não é o em tablete, usei em potinho)
2 xícaras de vinho tinto seco
1 cenoura cortada em 4 pedaços
1 cebola cortada em 4
1 talo de salsão cortado em 4 pedaços
2 cravos da índia
1 canela em pau
1/2 colher de chá de gengibre ralado
Pimenta do reino moída na hora

Para a carne (2 pessoas):
300 a 400g de coração de filet mignon cortado em fatias como na foto acima

Modo de Fazer:
Colocar todos os ingredientes do consomê na panela de fondue e levar ao fogo até ferver. Deixar mais cerca de 5 minutos depois que ferver e com uma escumadeira retirar todos os legumes da panela, para que sobre apenas o caldo.

Levar até a mesa para o fondue com fogo, servir com os molhos e batata rosti. Enjoy!