Eu, desde criança, ADORO carpaccio! Como já comentei por aqui, tenho uma avó gourmet e acabei conhecendo super cedo, bem antes de dominar as prateleiras dos supermercados. Sim, ela sempre comprava já pronto: a carne cortadinha no plástico, pronta para temperar e servir. Descobri num curso da Roberta Sudbrack que podia “ousar” e fazer um carpaccio em casa, desde o estágio inicial até a parte de temperar. E fica MUITO, mas muito melhor que o que já compramos pronto!

Recebi semana passada esse livro da Editora Larousse: “Cozinha Passo a Passo – Cozinha Italiana” de Laura Zavan, pois vocês devem ter notado que estou com a Itália à flor da pele haha! O livro é super especial e didático pois como vocês podem ver, possui fotos e explicação do passo a passo de cada receita detalhadamente.

Quando vi o carpaccio por lá, na mesma hora lembrei dessa receita e de como é de fato maravilhosa, e claro que não perdi tempo! Mãos à massa! Vejam só como o livro mostra todo o passo a passo. Ao invés do martelo como batedor de carne usei uma garrafa para abrir, como se fosse uma massa, já que dessa maneira acaba ficando ainda mais fino.

Nessa receita não fazemos aquela porção grande, com várias rodelas finas. Vamos abrir a carne e cada porção tem apenas uma ou duas dessas rodelas e será servido como entrada. O problema é o gostinho de quero mais que fica logo que acaba: para quem gosta de carpaccio é MARAVILHOSO, recomendo muito tentar algum dia! 

Ingredientes:

Filet Mignon (na forma redonda de medalhões com plástico. Não é necessário que os medalhões estejam cortados pois fica mais fácil cortá-los na peça inteira. Mas se já estiver cortado, usar uma faca bem amolaca para cortar fatias de cerca de 0,5 cm
Folhas de rúcula baby
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Pesto
Limão siciliano
Lascas de Parmegiano-Reggiano (ou parmesão) – Para fazer as lascas usei um descascador de legumes
Pignolis (opcional)

Modo de Fazer:
Colocar a fatia de carne de 0,5 cm entre duas folhas de papel manteiga ou de plástico. Com uma garrafa de vinho (ou similar), cheia de preferência pois fará mais peso, amasse a carne, rolando de um lado para o outro, até que esteja bem fina. Com cuidado, retirar do plástico e colocar em uma travessa, temperando com azeite de oliva, sal e pimenta do reino dos dois lados. Dependendo da quantidade que estiver sendo feita, pode-se fazer camadas. Deixar na geladeira por 30 minutos.
Em seguida retirar e temperar com gotinhas de limão siciliano, pesto, lascas de queijo, folhas de rúcula, e na hora de servir, aquecer os pignolis na frigideira e colocá-los por cima, ainda quentes. Enjoy!