Todo ano a mesma coisa, aqueles sem namorado(a) arrumando o que fazer no dia (de preferência algo que não remeta em nada ao romantismo hahaha) e os “sortudos” que esse ano não estão sozinhos pensando no que preparar para surpreender ou ficar bem na fita nesse dia… Eu confesso que sempre gostei de caprichar bastante e de marcar. Sou daquelas pessoas que adora surpreender e ser surpreendida (como muitos que conheço).

Claro que com o passar dos anos e a escassez de tempo tudo fica mais difícil, mas essas dicas são ótimas justamente para aquelas pessoas que como eu não podem ficar um dia inteiro preparando algo especial mas não querem deixar de tornar a noite inesquecível!

1) Vaso de pimenta – Dá um ar moderno, diferente e surpreende. Além de remeter ao picante! O preço de um vasinho de pimenta é super acessível, muito mais barato que um de rosas e fará uma mesa linda.

2) Pétalas de Rosas – Aproveitando que você passará pela floricultura, aproveite e compre pétalas para espalhar pela mesa. OK, já é manjado, mas nada combina mais com a ocasião e dispensa o uso de toalha na mesa.

3) Velas – nunca são demais, mas fuja do tradicional, procure formatos e cores diferentes, e se escolher alguma com cheiro tome cuidado para não ser nada muito forte que ofusque o das comidas que serão servidas.

4) Castiçal com taças de vinho – uma idéia simples mas que faz um super visual. Coloque uma rosa inteira dentro de cada uma (o ideal é escolher taças de tamanhos diferentes para gerar um contraste), três é um bom número, se quiser fazer mais recomendo em número ímpar, pelo mesmo motivo. Coloque uma rosa (também vale colocar ervinhas diferentes em cada: tomilho, alecrim, etc… Na haste que fica para cima coloque as pequenas velas. Fica super diferente.

5) Vinho – um jantar bem executado e planejado pede um bom vinho. Essa é aquela data para abrir um daqueles que deixou guardado para um momento especial. Um jantar caprichado servido sem um bom vinho perde muitos pontos.

6) Espumante – Vale fazer um kir royal antes de iniciar o jantar. Como serão apenas duas pessoas seria um pouco exagerado abrir as duas garrafas (afinal, não queremos que ninguém apague né?), então vale uma daquelas garrafinhas baby apenas para o brinde inicial, com um pouco de licor de cassis (e que tal al invés da cereja em conserva colocar umas frutinhas vermelhas frescas como framboesa, amora ou morangos picadinhos?)

7) Menu – A escolha do jantar precisa ser bem estratégica, com algo leve e que você tenha certeza que seu acompanhante goste do que preparou, afinal…E claro, se você que vai cozinhar, ingredientes super frescos, SEMPRE.

Diversos restaurantes entregam comida pronta e eu acho super válido, afinal sobra mais tempo para focar no look. Essa semana recebi o kit do restaurante Tantra que me surpreendeu muito  e queria compartilhar, já vem com tudo porcionado e orientado para preparar um menu super diferente e em várias etapas. Se mora em São Paulo, recomendo…

8) Restaurante – Se mesmo assim, não existe a possibilidade de fazer o jantar em casa, por morar com outras pessoas ou por não haver infraestrutura para algo assim, vale escolher um restaurante propício para a data. Mas a dica é que façam a reserva o quanto antes já que os melhores tendem a esgotar com mais de uma mês de antecedência. Aqui em São Paulo recomendo a enoteca Saint Vin Saint ou o Era uma Vez um Chalezinho (para fondue).

9) Docinhos – Além do presente, é muito legal uma caixinha com doces deliciosos para o dia seguinte. Desde morangos cobertos de chocolate da Carole Crema (La Vie en Doce) aos brigadeiros gourmet. O importante é surpreender também no dia seguinte.

10) Desligue o celular… E só ligue novamente no dia seguinte 😉